Congregar, para avançar. Atuar, para conquistar posições. Traçar o rumo e seguir em frente, garantindo ao nosso grupo um ambiente de trabalho digno e uma qualidade de vida à altura dos riscos e das exigências de nossa profissão.
A Associação dos Pilotos da Varig (APVAR) – entidade sem fins lucrativos, regida por Estatuto Social, é dirigida por colegas associados eleitos pelo voto direto, a cada dois anos, para representar-nos em todas as questões e instâncias essenciais aos nossos direitos e à segurança em nossos ambientes de trabalho; mediante a qual, atendemos também aos interesses da população em geral.

Fundada em 11 de março de 1960, em Porto Alegre (RS), a APVAR consolidou-se, ao longo de décadas, como entidade técnica que jamais abriu mão da forte atuação política, sempre em benefício de seus membros e da sociedade brasileira. Orientando suas reivindicações com determinação e senso ético, tornou-se referência nacional e internacional para a comunidade aeronáutica e organismos institucionais públicos e privados.

Aspectos como a conscientização profissional dos associados, o aperfeiçoamento das relações de trabalho e o fortalecimento do papel político-social da instituição na comunidade aeronáutica brasileira estão entre as prioridades da Associação. Para encaminhar estas questões, a APVAR contou com o trabalho de vários Comitês Internos, integrados pelos associados, que através de sua experiência individual contribuíram para o desenvolvimento contínuo e aperfeiçoado da entidade.

Com a falência ético-moral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, fruto da atuação de uma diretoria-executiva que nocivamente, há anos, se enquistou naquela entidade, a APVAR se tornou o carro chefe na efetiva defesa dos reais interesses da categoria aeronauta no Brasil e, especialmente, dos funcionários da Varig.

Dessa forma, em conjunto com outras associações representativas de funcionários ligados à Fundação Ruben Berta, nos reunimos em torno de uma organização coletiva virtual dedicada à defesa de direitos dos Trabalhadores do Grupo Varig frente às ameaças de fraude que se vêm consumando no chamado processo de “recuperação” das empresas do grupo.

Na APVAR, o convívio associativo, pessoal e profissional está balizado pelo nosso Código de Ética. E, ao ingressar no quadro social da entidade, logo entendemos que nossa principal missão (aquela que norteia todos os dirigentes e ombreia os associados), é fazer cumprir a finalidade estatutária da Associação – zelar pelos direitos dos associados e suas condições de trabalho, pela segurança de vôo, e pela implementação correta das normas e procedimentos de entidades das quais participa, além de colaborar na fiscalização do cumprimento de todas as disposições legais vinculadas à nossa categoria profissional.

Congregar, para avançar. Atuar, para conquistar posições. Traçar o rumo e seguir em frente, garantindo ao nosso grupo um ambiente de trabalho digno e uma qualidade de vida à altura dos riscos e das exigências de nossa profissão. E sempre com a certeza de estar contribuindo para o aprimoramento da aviação civil. – Este é o nosso propósito!